DESASSOSSEGO
Manaus, 21 de janeiro de 2021. A cidade sofre com a falta de oxigênio nos hospitais, é uma luta pela sobrevivência. Isolados em seus apartamentos, três personas compartilham seu cotidiano de confinamento, apresentando suas múltiplas subjetividades vinculadas ao isolamento social.
Trajetória do Espetáculo
DESASSOSSEGO delineia seus contornos entre a dor e o luto. A peça é um recorte temporal sobre o período recente que vivemos: uma pandemia global. Artistas de Manaus, a cidade que mundialmente ficou conhecida pelo desastre na gestão da COVID-19, aprofundaram essa imersão criativa numa ocupação realizada na sede do grupo em 2021, proporcionando encontros, dinâmicas de convívio e transformando a dor em processo artístico, que resultou na montagem deste espetáculo.
A obra recebeu Menção Honrosa “Resistência Cultural Pandêmica” no Festival Curte de Teatro de Vinhedo-SP pela pesquisa continuada em período de distanciamento social e a Menção Honrosa pela “Urgência Discursiva” no Festival Nacional de Teatro de Bolso, Brasília-DF; além dos prêmios de Melhor Iluminação no mesmo festival e de Melhor Direção no Festival de Teatro da Amazônia. Agora, com os protocolos de segurança sanitária menos rígidos e com a vacinação avançada, sentimos a necessidade do reencontro, de sair da escuridão e irmos para a luz.
Somos um grupo de artistas que se posicionam em favor da ciência, da liberdade, do respeito às diferenças e, principalmente, de levar ao encontro do espectador o afeto. Acreditamos que este projeto e sua narrativa auto ficcional podem suscitar interesse no público, promover diálogos entre artistas e trazer à tona a memória daqueles que não tiveram a oportunidade de respira.
FICHA TÉCNICA
Direção Geral - Felipe Maya Jatobá
Direção de Movimento - Lia Benacon
Dramaturgia - Grupo Jurubebas de Teatro
Elenco - Raiana Prestes, Leandro Paz e Nicka
Visualidades - Felipe Maya Jatobá
Iluminação - Léo Margarido
Sonoplastia - Leandro Paz
Fotografias - Alonso Jr. e Roberta Lavor
Filmagem - Cara de Gato Filmes, Thiago Morais, Saleyna Borges
Social Media - Filmonster e Márcio Oliveira
Apoio - Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas